Notas

Terapia de substituição renal contínua para recém-nascidos e crianças pequenas já tem máquina de diálise apropriada

A diálise peritoneal é a terapia de substituição renal de escolha para lesão renal aguda em recém-nascidos, mas em alguns casos ela não é viável ou pode não ser eficaz. As máquinas de Terapia de Substituição Renal Contínua (da sigla em inglês CRRT, para Continuous Renal Replacement Therapy) são usadas em crianças menores de quinze quilos, mesmo sem indicação nos seus manuais e não sendo projetadas especificamente para crianças pequenas. O objetivo do presente trabalho foi projetar e criar uma máquina de CRRT especificamente para recém-nascidos e crianças pequenas.

Continuar lendo Terapia de substituição renal contínua para recém-nascidos e crianças pequenas já tem máquina de diálise apropriada

Download da semana: Atlas de Anatomia Humana, 3ª edição, de Rohen e Yokochi

20140422-181034.jpg

Quem curte Anatomia sabe da beleza que é o Atlas de Anatomia Humana, de Yokochi.
Estamos disponibilizando hoje o link para download do arquivo compactado com a 3ª edição desse livro, originalmente postado pelo pessoal bacana do blog “Medicina e um pouco mais”. Continuar lendo Download da semana: Atlas de Anatomia Humana, 3ª edição, de Rohen e Yokochi

Artigo da semana: ‘Estudo prospectivo sobre a relação entre o café da manhã e a doença cardíaca coronariana em profissionais da saúde masculinos dos Estados Unidos ‘, por CAHIL, L. E.; et al.

20140422-174714.jpg

Entre adultos, pular refeições está associada com excesso de peso corporal, hipertensão arterial, resistência à insulina, e concentrações em jejum elevadas de lipídios. No entanto, permanece incerto se hábitos alimentares específicos, independentemente da composição da dieta, influenciam o risco de doença cardíaca coronariana (DCC).

Continuar lendo Artigo da semana: ‘Estudo prospectivo sobre a relação entre o café da manhã e a doença cardíaca coronariana em profissionais da saúde masculinos dos Estados Unidos ‘, por CAHIL, L. E.; et al.

Novas seçoes: Estudos de Caso e Planos de Cuidados de Enfermagem

Então, pessoal! Tudo bem com vocês?

Sei que os posts da semana passada não saíram e muitos de vocês me perguntaram através das diversas redes sociais e email se o blog voltaria à geladeira.

Continuar lendo Novas seçoes: Estudos de Caso e Planos de Cuidados de Enfermagem